sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

É de louvar, sim senhor!



Baseado em factos veridicos



MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
Gabinete do Ministro
Louvor n.º 75/2013
Louvo o Inspector-Jefe D. Juan José Sanchez Martin, do Cuerpo Nacional de Policía, do Reino de Espanha, pela forma como, ao longo dos últimos anos, tem mantido uma proficiente cooperação técnico policial, no âmbito da investigação de crimes relacionados com a emigração
ilegal e o tráfico de seres humanos, entre a instituição a que pertence e as Forças e Serviços de Segurança portugueses, obtendo significativos resultados operacionais e estimulando a comunicação e a partilha de informações, experiências e conhecimentos, que muito têm contribuído para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão destas organizações.
É também digno de realce o contacto muito frutífero que vem estabelecendo diretamente com vários responsáveis policiais portugueses, principalmente com inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Desde 1996, quando passou a desempenhar funções na Brigada Central contra Ias Redes de lnmigración Ilegal, da Comisaria-General de Extranjeria y Documentación, estes contactos materializaram-se na troca de informações e em serviços efetuados conjuntamente, de que resultaram a descoberta e a detenção de autores de vários e graves delitos.
Destacam-se neste âmbito, a operação ‘‘Relojoeiro’’, que permitiu o desmantelamento de uma rede que traficava ilegalmente cidadãos iraquianos para os Estados Unidos e que utilizava, como países de trânsito, Espanha, Portugal e a Venezuela. Também a operação ‘‘Gumanos’’, envolvendo cidadãos indianos e paquistaneses, e em que se conseguiram deter 18 pessoas, em Portugal e em Espanha, implicadas em crimes de celebração de casamentos fraudulentos, de falsificação de documentos, de exploração de trabalho emigrante e de pertença a organização criminal. De referir, ainda, a operação ‘‘Trufas Odessa’’, que permitiu a desarticulação de uma rede dedicada ao tráfico de emigrantes de nacionalidade ucraniana, mediante a utilização de veículos de transporte de mercadorias, para a sua posterior exploração laboral e sexual em Espanha, em Portugal e noutros países da União Europeia.
Pelas suas extraordinárias qualidades e virtudes pessoais e profissionais, pela excelência da sua ação em prol da segurança e da ordem pública e pela forma ímpar como vem sabendo interpretar as ameaças e os desafios da sociedade atual, estimulando respostas globais assentes numa cooperação aberta e sem fronteiras, particularmente entre os dois Estados Ibéricos, devem os serviços que o Inspector-Jefe D. Juan José Sanchez Martin vem prestando a Portugal ser publicamente destacados e classificados de extraordinariamente importantes, relevantes e distintos.
20 de novembro de 2012. — O Ministro da Administração Interna,
Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.
206658755



Louvor n.º 83/2013
Louvo o Comandante da Guardia Civil, do Reino de Espanha, D. Francisco Sacristán París, pela forma como, ao longo dos últimos anos, tem mantido, através dos oficiais de ligação do Ministério da Administração Interna, na Embaixada de Portugal em Madrid, uma proficiente
cooperação técnico policial no âmbito da investigação criminal entre a instituição a que pertence e as Forças e Serviços de Segurança portugueses, obtendo significativos resultados operacionais e estimulando a comunicação e a partilha de informações, experiências e conhecimentos, que muito têm contribuído para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão destas organizações.
É também digno de realce o contacto muito frutífero que vem estabelecendo diretamente com vários responsáveis policiais portugueses, mormente desde 1997, quando passou a desempenhar
funções na Jefatura del Grupo de Criminalidad Organizada. Destes contactos que se materializaram na troca de informações e em serviços efetuados conjuntamente, resultaram a descoberta e a detenção de autores de vários e graves delitos e a apreensão de importantes quantidades de droga e de bens resultantes da referida atividade criminosa. Recentemente esteve envolvido em investigações que implicaram um suspeito português de homicídio, que ocorreu nas ilhas Baleares, na denominada “Operação Pinto”, que resultou no desmantelamento de uma rede de exploração de imigração ilegal e na identificação de diversos suspeitos portugueses envolvidos no comércio ilegal de armas.
Pelas suas extraordinárias qualidades e virtudes pessoais e profissionais, pela excelência da sua ação em prol da segurança e da ordem pública e pela forma ímpar como vem sabendo interpretar as ameaças e os desafios da sociedade atual, estimulando respostas globais assentes
numa cooperação aberta e sem fronteiras, particularmente entre os dois Estados Ibéricos, devem os serviços que o Comandante D. Francisco Sacristán París vem prestando a Portugal ser publicamente destacados e classificados de extraordinariamente importantes, relevantes e distintos.
20 de novembro de 2012. — O Ministro da Administração Interna,
Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.
206659524


Agrupamento de Escolas de Samora Correia
Louvor n.º 85/2013
Por aposentação da Assistente Técnica Maria José Casado Ferreira, cumpre -me o dever de conceder público louvor pelo modo dedicado e competente como exerceu as suas funções, para além de uma prestação inexcedível no trato pessoal.
7 de janeiro de 2013. — O Presidente da Comissão Administrativa
Provisória, Carlos Manuel da Graça Amaro.
206656154



Resumidamente, para aqueles que conseguiram chegar até aqui:
Para os espanhóis, faz-se um relato de vida quase ao pormenor, e são precisos quase dois toners e uma tarde de bater tecla para escrever tudo o que se entende por bem escrever.
Para a portuguesa, sigam duas ou três linhas, que em trinta segundos se despacham, e está a andar.

Não querendo colocar em questão o trabalho de uns e de outros, seria ajuizado não se abusar em determinadas coisas. O que é demais, é erro.
E, já agora, e como vem a propósito… Já encontraram a carripana? O louvor já saiu?

Sem comentários:

Enviar um comentário